Vestibular ITA 2020 – Inscrição, Vagas, Gabarito, Resultado

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) é uma instituição de ensino superior pública ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, pertencente à Força Aérea Brasileira.

A instituição oferece cursos de engenharia e só há uma forma de entrar e estudar no ITA: pela aprovação no vestibular, que acontece uma vez por ano e é considerado um dos mais difíceis e rígidos do país.

Quem é aprovado no ITA estuda engenharia por 5 anos, no mínimo, sendo que os dois primeiros anos são iguais para todos os alunos e os três restantes de especialização num determinado segmento.

Além disso, o aluno da instituição de ensino tem direito a alimentação e moradia gratuitas no campus, localizado em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Quer tentar uma vaga no instituto? Então, confira informações atualizadas sobre o vestibular ITA 2020 (datas de inscrição, como é a prova, entre outras) e comece a se preparar!

Edital vestibular ITA 2020

Edital vestibular ITA 2020

O edital do vestibular ITA 2020 é liberado no site oficial do instituto, no link www.vestibular.ita.br, especificamente no item “Instruções para o Exame”, localizado no menu principal.

No edital é possível verificar informações sobre a prova, conteúdo exigido, datas, vagas disponíveis, entre outros, ajudando a esclarecer dúvidas mais comuns dos candidatos.

Quem pode participar do vestibular ITA 2020?

  • Quem tiver idade máxima de 23 anos;
  • Quem estiver concluindo o ensino médio;
  • Quem já concluiu o ensino médio;
  • Quem ainda não concluirá o ensino médio (neste caso, inscreve-se como treineiro e não pode se matricular nas vagas).

Inscrição vestibular ITA 2020

A inscrição para o vestibular ITA 2020 deve ser realizada de 01 de julho de 2019 a 15 de agosto de 2019. Todo o processo é feito no site do instituto, conforme indicado no passo a passo abaixo:

  1. Acesse vestibular.ita.br;
  2. Localize e clique no item “Inscrição”;
  3. Informe os dados pessoais solicitados;
  4. Selecione em qual cidade deseja realizar a prova;
  5. Finalize a inscrição.

O vestibular ITA é realizado em diversas cidades do país, como Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Além disso, há outro ponto essencial sobre o processo seletivo: ele é pago. Portanto, ao finalizar a inscrição um boleto com a taxa cobrada será gerado. Pague-o até a data especificada, porque somente após o pagamento a inscrição será confirmada.

Vagas vestibular ITA 2020

Vagas vestibular ITA 2020

São poucas as vagas disponibilizadas no vestibular ITA (não chega a atingir 200 vagas por ano), o que torna o processo seletivo ainda mais concorrido. O candidato pode tentar entrar em um dos seguintes cursos:

  • Engenharia Aeroespacial;
  • Engenharia Aeronáutica;
  • Engenharia Civil-Aeronáutica;
  • Engenharia de Computação;
  • Engenharia Eletrônica;
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica.

Como é o vestibular ITA 2020?

O processo seletivo é composto por duas fases, sendo que a primeira é voltada para questões objetivas de múltipla escolha. O conteúdo da prova (que é feita em um dia e tem caráter eliminatório) é dividido da seguinte forma:

  • 15 questões objetivas de física;
  • 15 questões objetivas de matemática;
  • 15 questões objetivas de química;
  • 15 questões objetivas de português;
  • 10 questões objetivas de inglês.

Quem passa na primeira fase deverá fazer a segunda, que é composta de questões dissertativas e uma redação. Nessa fase, as provas são realizadas em dois dias, nos quais o candidato terá de responder:

  • 10 questões dissertativas de matemática;
  • 10 questões dissertativas de física;
  • 10 questões dissertativas de química;
  • 1 redação de até 28 linhas.

Caso queira começar a estudar desde já, é interesse verificar o programa de matérias disponível no site do ITA (http://www.vestibular.ita.br/programa2019_.pdf) e as orientações para redação (http://www.vestibular.ita.br/orientacoes_redacao_.pdf).

Confira tamb´ém o vestibular em outras universidades de São Paulo:

Gabarito vestibular ITA 2020

O gabarito oficial do vestibular ITA 2020 é divulgado no site www.vestibular.ita.br, geralmente de três a cinco dias após a aplicação da prova objetiva. A data sempre é informada no edital ou no caderno de questões.

Resultado vestibular ITA 2020

Os resultados das provas do vestibular ITA 2020 são divulgados em dezembro, no site www.vestibular.ita.br. Os aprovados têm de passar por uma inspeção de saúde, no mês de janeiro, e esse processo também tem caráter eliminatório. O resultado final é liberado somente em janeiro.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Vestibular ITA 2020 – Inscrição, Vagas, Gabarito, Resultado

Deixe um comentário