VESTIBULAR UFPR 2020 – Inscrição, Vagas, Gabarito, Resultado

Está planejando prestar o vestibular da UFPR neste ano de 2020? Quer saber como funciona, quando ocorrerá, como se inscrever, como conferir o ensalamento, etc? Pois foi pensando nisso que preparemos esse guia com as melhores informações a respeito do Vestibular UFPR 2020/2021!

Como funciona o Processo Seletivo da UFPR 2020

O vestibular da UFPR, bastante tradicional, acontece anualmente e consiste em uma prova com questões objetivas multidisciplinares, ou seja, de diversas áreas do saber, e a escrita de redações.

A prova é divida em duas fases: uma primeira, com uma prova com noventa questões objetivas contemplando todas as áreas do saber:

  • língua portuguesa,
  • literatura,
  • língua estrangeira (a ser indicada pelo vestibulando, podendo ser inglês ou espanhol),
  • matemática,
  • biologia,
  • física,
  • química,
  • geografia,
  • história,
  • filosofia e
  • sociologia.

segunda etapa, a depender do curso almejado pelo estudante, pode ser dividida em duas partes:

  • uma com questões discursivas da área do candidato (por exemplo, uma prova de história para cursos que envolvam história) e
  • prova obrigatória e igual para todos os cursos, com exercícios de interpretação e produção de textos. Cursos como Música, Design e Arquitetura e Urbanismo contam ainda com provas de habilidade, nas quais os candidatos precisam comprovar competências na área do curso.

Data de inscrição Vestibular UFPR 2020

como se inscrever no vestibularAinda não foi divulgada a data certa de abertura das inscrições. Porém, tradicionalmente, as inscrições são abertas em meados de agosto e duram, geralmente, pouco menos de um mês. Portanto, destaque agosto em seu calendário para não perder o prazo!

As inscrições são geralmente realizadas no Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná. Clique aqui para acessá-lo.

Vagas UFPR 2020

vagas disponíveis vestibularComo o edital do vestibular 2020/2021 ainda não está disponível, usaremos a informação do vestibular de 2019/2020. Naquele ano, foram ofertadas 5.421 vagas, 30 vagas para Letras – Libras, 40 para Licenciatura em Educação do Campo e 1.241 vagas a serem preenchidas pelo SISU-UFPR, com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio.

As vagas geralmente são distribuídas entre aqueles que iniciarão no primeiro e aqueles que iniciarão no segundo semestre do ano posterior. Agronomia, por exemplo, teve 132 vagas disponibilizadas, 66 para o primeiro semestre e 66 para o segundo semestre de 2020, sendo 13 de cada reservadas para o SISU-UFPR.

As vagas do vestibular 2019-2020 podem ser conferidas na Resolução Nº 32/18-CEPE, disponível aqui.

Confira também outros processos seletivos na mesma região. Basta clicar nos links abaixo:

Data provas  UFPR 2020

data vestibularAinda não foram definidas as datas de realização da prova, mas, assim como a abertura das inscrições, elas ocorrem geralmente na mesma época do ano, em datas muito próximas.

A primeira fase ocorre em meados de outubro, geralmente iniciando às 14:00 e terminando às 19:30. Já a segunda, ocorre no fim de novembro, também geralmente das 14:00 às 18:30, sempre em domingos.

Além disso, é sempre cobrada uma taxa de inscrição, com o preço podendo variar de ano para ano.

Os locais a serem aplicados a prova ficam disponíveis após o período de inscrições, no comprovante de inscrição do candidato.

Gabarito e resultado 1º fase 

resultadoA UFPR divulga o gabarito da primeira etapa do Vestibular logo na noite da aplicação da prova. Vale observar, entretanto, que o gabarito disponibilizado é provisório, podendo sofrer alterações, como anulações de questões.

Alguns dias após a divulgação do primeiro gabarito, sai o resultado da primeira tapa, com a lista de aprovados que continuarão a disputar as vagas no processo seletivo. O resultado também sai no Núcleo de Concursos da UFPR.

Resultado final vestibular UFPR 2020

O resultado da segunda fase, ou seja, o resultado definitivo do processo seletivo, é divulgado geralmente na primeira quinzena de janeiro. Portanto, será preciso aguardar até janeiro do ano que vem para saber se foi aprovado ou não.

O resultado também sai no Núcleo de Concursos da UFPR, assim como o desempenho individual dos candidatos em todas as etapas.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

VESTIBULAR UFPR 2020 – Inscrição, Vagas, Gabarito, Resultado

Deixe um comentário