Vestibular UFSC 2020 – Inscrição, Vagas, Gabarito, Resultado

A Universidade Federal de Santa Catarina já divulgou as informações para o vestibular UFSC 2020, tanto para ingressantes no primeiro quanto para o segundo semestre de 2020. Contudo, o edital para o processo seletivo ainda não foi divulgado.

As universidades federais são almejadas por grande parte dos vestibulandos. Isso se deve pela qualidade de ensino que tente ser de excelência. Além dos laboratórios completos. Para saber mais detalhes sobre o vestibular UFSC 2020, prossiga com a leitura desse artigo até o fim.

Vestibular UFSC 2020

vagas disponíveis vestibularA universidade foi fundada na década de 60 em Florianópolis em Santa Catarina. Nos anos seguintes a instituição cresceu e foi melhorando cada vez mais. Atualmente, é uma das instituições públicas mais procuradas.

O vestibular UFSC é aplicado em uma única fase dividido em 3 dias de aplicação. A prova é aplicada ao fim do ano para ingresso no ano seguinte. Assim como em muitos vestibulares, a inscrição começa em meados de setembro.

É possível usar a nota do Enem para contribuir em sua classificação no vestibular. Contudo, a universidade só utiliza se a mesma for beneficiar o candidato, caso contrário, não é usada. Se pretende usar sua nota do Enem, deve incluir essa informação no momento da inscrição.

A prova é composta por 80 questões e é dividida em 3 dias. Na divisão dos conteúdos, o 1ª dia fica com linguagens, matemática e biologia. No 2º cai química, física, ciências humanas e ciências sociais. E no 3ª e último dia o candidato deverá fazer a redação seguindo o tema proposto, além de responder 4 questões discursivas que estão relacionadas ao curso e a área de atuação escolhido.

Universidade Federal de Santa Catarina

Inscrições vestibular UFSC 2020

As inscrições para o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina acontecem online, no site da universidade.

  1. Para isso acesse: https://ufsc.br/. No menu lateral, role a tela até encontrar o quadro de “Ingresso”, procure a opção “Vestibular” e clique;
    Vestibular 2020 UFSC
  2. Você será redirecionado para o site da Coperve, Comissão Permanente do Vestibular da UFSC. É neste site que você terá todas as informações sobre o vestibular, como o edital e todas as datas importantes.

Dentro do período de inscrições, acesse essa página e preencha o formulário de inscrição. Lembre-se: se for usar a nota do Enem, é preciso informar isso agora. Para finalizar, emita o boleto para o pagamento da taxa e o faça o quanto antes.

Veja também outras vagas em vestibulares de universidades federais do sul:

Cursos e vagas disponíveis

A UFSC possui 5 campus espalhados em Santa Catarina, localizados nas cidades de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Os 80 cursos de graduação disponíveis e os mais de 150 cursos da pós-graduação são divididos dentro dessas unidades. Além disso, a UFSC também oferece alguns cursos a distância.

A lista completa de cursos pode ser visualizada no site oficial. No menu lateral, logo no início, é possível clicar no nome da cidade e ver o que a unidade UFSC oferece.

Ao rolar a página até o quadro “Ensino” e clicar em “Graduação”, abrirá uma tela com o Guia de Cursos, listando todas as possibilidades ofertadas. Ao clicar no nome do curso desejado, abrirá mais informações sobre ele.Cursos UFSC 2020

Alguns dos cursos ofertados pela UFSC 2020 são:

  • Administração;
  • Animação;
  • Antropologia;
  • Artes Cênicas;
  • Ciências da Computação;
  • Design de Produto;
  • Enfermagem;
  • Engenharia Aeroespacial;
  • Engenharia Elétrica;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Jornalismo;
  • Letras (vários idiomas);
  • Medicina;
  • Medicina Veterinária;
  • Meteorologia;
  • Nutrição;
  • Oceanografia;
  • Zootecnia.

A quantidade de vagas em cada curso é variável. Um pequeno percentual é destinado aos candidatos pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada), um programa do governo. Outro percentual é para os cotistas e a grande maioria das vagas para os classificados de acordo com o vestibular.

Como consultar o resultado

O listão UFSC com o nome dos aprovados e convocados para realizar a matrícula é divulgado no mesmo site onde a inscrição para o vestibular é feita.

Contudo, essa divulgação tem data marcada. Infelizmente, a UFSC ainda não informou quando o resultado sairá, mas é comum que demore cerca de um mês após a aplicação da prova. Os candidatos aprovados devem atentar-se ao prazo para a matrícula, indo matricular-se dentro do período definido pela instituição. Caso contrário, irá perder sua vaga.

Diferente do resultado, o gabarito fica disponível no dia seguinte da última prova. Dessa forma o candidato pode conferir suas respostas e ter uma ideia do seu desempenho enquanto aguarda o resultado final.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Vestibular UFSC 2020 – Inscrição, Vagas, Gabarito, Resultado

Deixe um comentário