Vestibular Unicamp 2020 – Inscrição, Vagas, Gabarito, Resultado

Uma das universidades mais desejadas, a Universidade Estadual de Campinas, já tem data do vestibular Unicamp 2020 marcada. A escolha foi feita para que o dia não coincidisse com outros vestibulares também concorridos.

O órgão responsável pelo vestibular Unicamp é a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). A prova contará com algumas novidades. Conheça-as agora mesmo nesse artigo, saiba também onde fazer sua inscrição, quais os cursos disponíveis e como acompanhar o resultado.

Vestibular Unicamp 2020

como se inscrever no vestibularA Unicamp é responsável por 15% de toda a produção científica do país. E, para o vestibular Unicamp 2020 haverá mudanças nas provas. Na 1ª fase não houve mudanças, no entanto na 2ª fase a prova será apenas de 2 dias, diferente dos anos anteriores que foram 3 dias. Além disso, o conteúdo da segunda fase será dividido de acordo com o curso escolhido.

A prova da 1ª fase é composta de 90 questões de conhecimentos gerais. O conteúdo tem como base as disciplinas da base curricular do Ensino Médio, incluindo temas interdisciplinares. O candidato tem 5 horas e trinta minutos para completar toda a prova.

É importante saber que a prova vale 90 pontos, ou seja, cada questão vale 1 ponto.

A 2ª fase só é feita pelos candidatos aprovados na etapa anterior, no entanto 15% das vagas são destinadas aos cotistas. A prova é discursiva sobre conhecimentos gerais e também específicos sobre o curso escolhido.

Quem tentar uma vaga no curso de Música deverá realizar uma prova de habilidades específicas, que acontece em duas etapas: a primeira em setembro e a segunda em outubro de 2019.

Unicamp 2020

Inscrições vestibular Unicamp 2020

vagas disponíveis vestibularAs inscrições são feitas online, no site da Unicamp. Só serão aceitas inscrições de jovens que tenham terminado o ensino médio ou que terminam ao fim do ano de 2019.

  1. Acesse o site: https://www.unicamp.br/unicamp/;
  2. Clique em “Ingresso” e em seguida em “Vestibular”;
    Vestibular Unicamp 2020
  3. Você será redirecionado para a página da Comvest, responsável pelo vestibular da Unicamp;
  4. Procure pelo botão de inscrição referente ao vestibular 2020;
  5. Nessa página ainda será possível ver outras informações, bem como confirmar todas as datas, desde o período de inscrição até o de matrícula.

As inscrições terão início no dia 1º de agosto de 2019 e vão até 6 de setembro do mesmo ano. As datas das provas são as seguintes:

  • Provas de Habilidades Específicas de Música: Etapa I de 9 a 16 de setembro e a Etapa II 13 e 14 de outubro de 2019;
  • 1ª Fase: 17 de novembro de 2019;
  • 2ª Fase 12 e 13 de janeiro de 2020;
  • Habilidades específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança): 20 a 24 de janeiro de 2020.

Cursos e vagas disponíveis

O catálogo de cursos completo da Unicamp pode ser consultado no site oficial da universidade.  Para chegar até ele, siga os passos:

  1. Acesse: https://www.unicamp.br/unicamp/;
  2. Clique em “Ensino”;
  3. Clique em “Graduação”;
  4. Clique em “Regimento Geral dos Cursos de Graduação”;
    Vestibular Unicamp 2020
  5. Na página que abrirá, no menu principal clique em “Sobre os Cursos”;
  6. No quadro de graduação, clique em “Catálogos de Cursos”;
    Catálogo de Cursos Graduação
  7. Clique no catálogo atualizado.

Os cursos disponíveis na Universidade de Campinas são divididos entre as seguintes áreas:

  • Artes;
  • Ciências Biológicas e Profissões da Saúde;
  • Ciências Exatas, Tecnológicas e da Terra;
  • Ciências Humanas;
  • Programas Especiais.

A quantidade de vagas disponíveis ainda não foi divulgado. Para isso será necessário aguardar mais informações e/ou a divulgação do edital do vestibular Unicamp 2020.

Confira a lista de vagas para vestibulares em outras universidades de São Paulo:

Como consultar o resultado

Para acompanhar o resultado, é preciso acompanhar o calendário que a Comvest preparou para o vestibular 2020. Estima-se que a lista da primeira chamada seja divulgada no dia 10 de fevereiro de 2020 e, a inscrição não presencial deverá ser feita em 11 de fevereiro de 2020.

A lista dos candidatos aprovados será disponibilizada online, no site da Comvest, o mesmo onde você realizou sua inscrição. É crucial ver o resultado logo que foi publicado, pois se o seu nome estiver na lista dos convocados, será preciso fazer a matrícula o quanto antes para não perder a vaga.

Para garantir seu lugar, é preciso fazer sua inscrição não presencial, também realizada no site da Comvest. Caso o candidato aprovado não o faça, estará automaticamente excluído do processo seletivo.

É importante frisar que: a Unicamp não envia e-mails e nem faz ligações convocando os aprovados. É de responsabilidade do candidato verificar seu desempenho.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Vestibular Unicamp 2020 – Inscrição, Vagas, Gabarito, Resultado

Deixe um comentário