Vestibular USP 2020 – Inscrição, Vagas, Gabarito, Resultado

A Universidade de São Paulo (USP) é considerada a melhor universidade do Brasil. Fundada em 1934 e mantida pelo Governo do Estado de são Paulo, a universidade recebe, todos os anos, milhares de estudantes de todo o país que desejam ingressar em seus cursos. Por isso, o vestibular da USP é um dos mais concorridos do país. Se você é um desses estudantes, fique atento, pois em breve as inscrições para o vestibular USP 2020 serão abertas.

USP 2020

Vestibular USP 2020

O vestibular da USP é realizado todos os anos pela Fundação Universitária pelo Vestibular (FUVEST). A inscrição ocorre no mês de agosto, e para concorrer é preciso ter concluído o ensino médio, ou concluí-lo no ano da inscrição.

Vagas

No último vestibular, a USP ofereceu um total de 8.365 vagas, espalhadas em 229 opções de curso. A expectativa é que o vestibular 2020 mantenha (ou até aumente) esse alto número de vagas.

Como se inscrever?

Inscrição VestibularO cronograma oficial para o vestibular USP 2020 ainda não foi divulgado mas, de qualquer forma é bom já estar preparado. O edital do vestibular deve ser divulgado em agosto e, caso não haja mudanças, o processo seletivo para o próximo ano deve ser o seguinte:

  1. A inscrição é feita pela internet pelo site www.fuvest.com.br;
  2. O candidato deve preencher o formulário de dados e criar uma senha.Será preciso inserir uma foto para reconhecimento facial nos dias das provas;
    Vestibular USP 2020
  3. Informar de precisa de condições especiais para fazer as provas (essa condição deverá ser comprovada com documentos que deverão ser incluídos);
  4. Escolha qual modalidade de vaga deseja concorrer: Ampla concorrência (AC), Escola Pública (EP, para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas), ou PPI (vagas destinadas aos declaradamente pretos, pardos ou indígenas);
  5. Escolha a carreira e o curso e informe a escolaridade. É possível escolher até 4 cursos, em ordem de preferência.;
  6. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher a cidade onde fará a prova. São 10 cidades na Grande São Paulo e 25 cidades no interior;
  7. Responder o questionário sócio econômico e cultural com 27 perguntas;
  8. Por fim, imprimir e pagar a taxa de inscrição (no último edital o valor foi de R$ 170 reais).

É possível solicitar a isenção da taxa de inscrição. Os prazos e condições estarão descritos no edital. Estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio podem prestar a prova na condição de treineiro.

Confira a lista de vagas para vestibulares em outras universidades de São Paulo:

Provas

As provas devem ocorrer em dezembro, e serão realizadas em duas fases: São 80 questões de múltipla escolha e 20 questões dissertativas, além de uma redação. As questões estão divididas em:

  • 1ª Fase: 90 questões objetivas de múltipla escolha divididas entre as disciplinas de Matemática, Biologia, Geografia, Física, História, Química, Língua Portuguesa e Língua Inglesa;
  • 2ª Fase: Duas provas, sendo a primeira composta de 10 questões dissertativas de português e uma redação, e a segunda de 12 questões sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida.

Gabarito, Resultados e Lista de Espera

Os gabaritos serão divulgados no mesmo dia da prova no site da Fuvest, que divulgará posteriormente a lista com os aprovados em até 5 chamadas. Após o término das chamadas, o candidato que ainda não tenha sido chamado pode participar da lista de espera (somente para as carreiras e cursos escolhidos). Para isso é preciso manifestar o interesse através do site da Fuvest.

Matrícula

Junto com a lista de aprovados será divulgado também o calendário de matrícula, que acontece em dois momentos, virtual e presencial:

  1. Matrícula virtual: separe os documentos em formato digital conforme opção feita na inscrição;
  2. Acesse a página do sistema júpiter, disponível em: https://uspdigital.br/jupiterweb;
  3. Selecionar etapa virtual – matrícula de ingressante para solicitar chave de acesso e preencher os campos da matrícula seguindo as etapas;
  4. Acompanhar o andamento da matrícula pelo e-mail cadastrado.

A matrícula presencial é obrigatória, e nela você deverá apresentar todos os documentos originais necessários. A matrícula presencial ocorrerá na unidade em que você for estudar, após o início das aulas.

Essa é mais uma grande oportunidade de ingressar nessa que é considerada a melhor instituição de ensino superior do país. Todas as informações estarão contidas no edital, que será publicado em breve. Fiquem atentos aos prazos de inscrição e boa sorte.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Vestibular USP 2020 – Inscrição, Vagas, Gabarito, Resultado

Deixe um comentário